segunda-feira, 17 de setembro de 2012


 Injusta Justiça
É um pouco complexo compreender o que viria a ser justiça, o que justo significa, cada pessoa possui sua percepção de justo ou injusto. Então a forma mais justa de se aplicar a justiça, seria aquela prevista em lei.
Portanto, a justiça tem como base normas, atos ilícitos serão sancionados e dessa forma manter-se-á a coesão social, o certo como certo. Entretanto, para que essa sanção chegue a ser aplicada existe uma longa jornada: descobrir que aquele ato foi ilícito, encontrar o autor desse ato, investigar, encontrar provas, evidências, ir á julgamento, e assim até que se chegue a conclusões concretas. A questão é que talvez nunca se chegue a conclusões concretas, o tempo vai passando e a justiça continua apenas no papel.
Pensando-se num caso de homicídio, uma família considera família de “bem”, classe média trabalhadora, tem seu filho morto e sabe o provável autor do crime, entretanto não é tão simples. Passa-se anos e anos, a família possui sentimentos de dor, ira, impotência e falta de justiça. Não acreditam em justiça, ela não existe, e se pudessem de alguma forma fazer justiça eles mesmos, eles fariam, porque somente quem sofre com a injustiça, percebe essa injustiça presente e a falta de justiça. Entra então a questão de que alguma justiça é melhor do que nenhuma, talvez a família possa mandar matar o possível autor do crime, mas e se aquele não for o autor do crime, e mesmo que fosse, a morte seria justiça?
Agora se pensando que o autor do crime foi preso, a cadeia é a melhor forma de justiça? Ele ficará recluso, em péssimas condições, sem a menor chance de se restituir à sociedade, será livre sem que possa trabalhar (ele nem pensa em trabalhar), será mal visto pela sociedade. O Direito Restitutivo não é restitutivo, ele destrói e não restitui, não há nada que faça a pessoa voltar e ser inclusa na sociedade, o preconceito continua, e a própria pessoa não quer se inserir na sociedade, ela sabe que sua vida terá dois caminhos básicos: a cadeia e a morte.
Então será que a justiça foi feita? O papel da justiça e do Direito era somente prender o autor do crime e quando ele for solto, cometer todos os crimes novamente? Creio então, que a justiça é falha, sem mencionar que justiça não existe para os ricos... Aliás, existe, mas ela não é justa, é vulnerável e até mesmo passiva.
Justiça então é algo muito abstrato e talvez até mesmo fora de aplicação. O sistema que aplica a justiça é falho, toda a burocracia e as normas em si, não deixam justiça ser justiça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário