domingo, 6 de maio de 2012

O "objeto" de estudo

 Fácil é entender a lei da gravidade e a relatividade sem empregar um juízo de valor, porem entender o canibalismo e a sacralidade da vaca desta forma não é uma tarefa fácil, talvez até mesmo impossível. Émile Durkheim  propõe o estudo da sociedade como uma matéria semelhante a qualquer outra ciência, ou seja, se distanciar de seu objeto de estudo.
Embora seu método de estudo seja muito criticado por "desumanizar" a sociedade, Na verdade esta forma de analise criou uma equidade ente as diversas sociedades, pois ao se distanciar de seu objeto de estudo não se atribui valores a um determinado ato cultural ou a uma determinada instituição, mas sim visa o bom funcionamento da sociedade em questão.
A prevalência da sociedade, ou seja, o bom funcionamento da sociedade prevalece sobre o individualismo, desta forma os indivíduos devem visar o coletivismo para o melhor funcionamento do organismo social. Durkheim é critico ao individualismo, pois isto destrói a própria organização e expectativa social trazendo a tona invasão ao preceito coletivo. O tratar distanciado do fato social, trás para a sociologia ,as ideias Baconianas de " partir das coisas para as ideias e não das ideias para as coisas”, a sociologia é uma ciência das realidades.
Durkheim é positivista, pois a realidade social é a matéria central da sociologia.porem critica às abstrações feitas por Conte, olhar para a realidade e enxergar a ordem e progresso já esta atribuindo um valor a sociedade, nesta forma ele esta se atendo a idealizações. Para o sociólogo as sociedades são oque são e não necessariamente visão o progresso. 
As ideias sociológicas de Durkheim, servem de luva ao oficio jurista principalmente aos campos da advocacia, onde muitas vezes é necessário o distanciamento emocional do caso tratado, para uma melhor eficiência do oficio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário