segunda-feira, 21 de maio de 2012

Durkheim, em seu texto, defende que a explicação dos fenômenos sociais são internas a cada sociedade específica, e não têm sua explicação na história, para ele "as etapas que a humanidade percorre sucessivamente não engendram umas nas outras".
Ele descarta a teoria que diz que os fenômenos sociais podem ser justificados pela história, já que ele acredita que cada fenômeno possui causas internas em cada sociedade.
Com isso Durkheim vai contra ao que aprendemos nas escolas, que nos ensina que o estado antecedente produz sim o consequente, e que para compreendermos nosso presente é necessário entender o passado, já que este seria a causa de tudo que acontece naquele.
Se o modo de entender o fato social de Durkheim fosse unânime, talvez o ensino de História nas escolas fosse inutilizado, o que seria de grande prejuízo aos estudantes, já que essa matéria é sim essencial ao entendimento da sociedade contemporânea, e ver o estado atual como tendo apenas uma relação cronológica com o anterior é um erro, já que a história não deve ser vista como fatos isolados, mas sim como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário