segunda-feira, 30 de abril de 2012

A teoria da Superioridade Centralizadora


"Superiores pelo amor, mais dispostas a subordinar a inteligência e a atividade ao sentimento, as mulheres constituem espontaneamente seres intermediários entre a Humanidade e os homens."
August Comte em seu texto trabalha a ideia de que a sociedade se configurava de forma imutável – estruturas regulares, com fatores fixo - como a física, por isso a denomina “física social”, que tem com função o entendimento e diagnostico das patologias da sociedade para traze-la de volta ao estado natural, ou seja, cura-la. Dessa forma, acaba por criar a teoria positiva que fundamenta-se na ideia de ordem e progresso e em uma analise concreta da sociedade ( quer superar modelo tradicional da filosofia), trabalha com a física social.
No entanto, essa ordem esta diretamente ligada a rendição da liberdade do individuo concedendo ao Estado que o utilizara para o bem da sociedade. Estando assim essa teoria diretamente ligada  governos centralizadores como o Governo Vargas, até por se basear concomitantemente na relação de Dominantes e dominados gerada pela ideia de que cada um tem sua função, e que todas são importantes para sociedade e seu perfeito funcionamento e não devem deixar de faze-los , se não afetaram a ordem, desse modo para conscientiza-los e evitar a transgressão de dominados investem em ensino técnico para eles, e ensino universitário para os dominadores diferenciando-os; e assim o progresso acaba por uni-lo a ideia de progresso dos dominantes, onde esses governantes submentem o seu povo ao seu poder com a justificativa que é para a paz, progresso e bem de todos, conquanto é centralizador e muitas vezes repressivo, submetendo esse povo que confia ele a sua liberdade, sendo essa uma critica comum ao modelo positivista “A liberdade é o direito de fazer o próprio dever” A. Comte.
 Ademais, pode-se notar a pretensão de superioridade positivista pela ideia da existência de três graus de conhecimento-o Teológico, que se baseia na explicação religiosa; o Metafisico, se baseia na ideia de substituição de um Deus por uma explicação filosófica e o Positivo, reconhece a incapacidade de noções absolutas e trabalha com a física social, explicação por termos concretos- onde o positivo é o ultimo grau de construção do conhecimento.Embora coloque os demais estágios como necessários ao amadurecimento das formas de entendimento e explicação do mundo. A. Comte também trabalha a ideia de estático e dinamico. Onde o Estatico se relaciona a lei e a ordem e é garante a vida social estável, e o dinâmico que garante o progresso. Ademais, observa-se que o positivismo coloca como uma das suas propriedades fundamentais a reforma educacional para romper com o isolamento das ciências. Contudo, podemos analogar as reformas educacionais positivistas as feitas por regimes totalitários como o de Vargas, Hitler e Mussolini, onde as escolas recebiam programas de estudo para que essas crianças não questionassem o sistema quando crescessem e que o visualizassem como fundamental para organização e harmonia da sociedade.Sendo que essa teoria positiva veio concluindo a revoluçao iniciada por Bacon e Descartes para o restabelecimento da ordem.
Logo, podemos concluir que o pensamento positivista inspirou muitos regimes totalitários e centralizadores pelo seu caráter de visualizar uma divisão entre dominadores e dominados, alem de ter uma visão de existência superioridade. Exemplo é o vídeo “o triunfo da vontade” que mostra Hitler utilizando-se da submissão e da superioridade, se colocando ate como divino vindo do céu.

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