quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mudança de Buracos

No início da Idade Moderna ainda existiam muitos resquícios do feudalismo, principalmente relacionados às ideologias da Igreja Católica, que dominou a Europa literalmente (grande proprietária de terras) durante um vasto período de tempo. Neste contexto surge René Descartes, com novos pensamentos e pesquisas, revolucionando o modo de ver do ser humano.
Este filósofo inovara através do estudo baseado na razão, meio tão utilizado e vangloriado pelos cientistas da atualidade. O fim das crenças e do sobrenatural para uma grande massa da população mundial deve-se a isso, que abordou a verdade na sua essência, por meio da famosa frase "penso, logo existo" é possível realizar uma síntese dos princípios de Descartes, sendo oposto aos costumes e sentidos,fixando-se a razão.
O ponto que determinou o máximo deste método pode ser vivenciado nos dias atuais, entretanto o cientificismo que está decorrendo por meio destes princípios nunca obtém seu fim, a cada dia ocorrem estudos mais complexos, como por exemplo, em relação as galáxias que estão a milhões de quilômetros da Terra, e ao mesmo tempo, deixa um ser humano passando fome na sarjeta.
A razão trouxe inúmeros benefícios, retirando o homem do buraco ideológico que se encontrava na Idade Média, porém se não utilizada sabiamente e dosadamente, colocará o ser novamente em outra vala, a que ele está aprisionado a seu instrumento de estudo e longe das relações humanas.



João Pedro Leite - Texto referente a René Descartes

Nenhum comentário:

Postar um comentário