segunda-feira, 19 de março de 2012

A importância de René Descartes para o mundo moderno é algo inquestionável, afinal, uma das maiores contribuições deste grande filósofo, físico e matemático foi o seu método para se chegar ao conhecimento através da razão, criado numa época em que a Igreja ainda possuía um grande poder ideológico, fazendo com que as pessoas utilizassem, principalmente, os ensinamentos cristãos para explicar os fenômenos que ocorriam. Em razão disso, muitos atribuem a Descartes o título de “Pai do Racionalismo”.
Segundo Descartes, devemos sempre duvidar da veracidade de algo, a não ser que haja provas claras de que esse algo é verdadeiro. Para ele, inicialmente só temos três certezas: as existências do mundo, do homem (penso, logo existo) e de Deus. O próximo passo para se chegar ao conhecimento é repartir o objetivo em partes simples, para que possam ser mais facilmente analisadas. Após isso deve-se estudar essas partes, partindo da mais simples em direção às mais complexa, para então estabelecer relações, além de fazer revisões para que nenhum detalhe escape.
Se pensarmos nos dias atuais, percebemos que a cada dia que passa vivemos num mundo mais “cartesiano”. Afinal, com o passar do tempo, tecnologias e pesquisas evoluem, fatos explicados pelo sobrenatural passam a ser explicados pela razão. Descartes nos apresentou seu método para alcançar o conhecimento através da razão, e baseados nele novos métodos surgiram, dando origem a uma sociedade cada vez mais racional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário