segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Há realmente uma liberdade?

A palavra liberdade significa a faculdade de fazer ou de não fazer algo. Ela é uma expressão que pode ser compreendida em várias situações, como no poder de escolha, de agir, de expressar, entre outros. Ela tem uma forte carga , tanto que foi um dos pilares do lema da Revolução Francesa, juntamente com igualdade e fraternidade.

A liberdade é um dos Direitos Naturais do Homem, sendo de grande importância e repercussão atualmente, principalmente no Ocidente. A questão é: até onde a liberdade é um direito e não um crime. Um exemplo disso são os crimes por calúnia ou difamação, ou outros nos quais são pedidos danos morais. O sujeito tem o direito à liberdade, um exemplo dessa seria poder falar o que quisesse, porém, o direito o cerceia. Essa limitação imposta possibilita que o sujeito tenho uma certa liberdade, desde que não cause dano a terceiros.

A população é livre para ir e vir, para falar, para trabalhar e fazer outras tantas coisas ou não, se preferirem. Há algumas ressalvas, como a proibição da invasão da propriedade alheia, não poder fazer barulho nas proximidades de hospitais,... A liberdade é um direito dos homens, porém ela não pode ser plena, pois isso causaria um caos e uma desordem gigantesca. É bom ressaltar também o fato de existirem obrigações, que restringem a liberdade, como o voto nos dias de eleições e o serviço militar para homens de 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário