segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Natureza, minha Vida!


Meio Ambiente é um tema em voga na sociedade em vista do esgotamento dos recursos, o que gera uma preocupação mundial crescente. O Direito Ambiental é justamente aquele que se preocupa em regular as relações entre Homem e Natureza garantindo o desenvolvimento sustentável e a preservação da natureza para as gerações futuras.

É necessário fazer uma análise desse relacionamento para, dessa forma, chegar-se ao cerne da causa do desequilíbrio observado. Parece ilógico e auto-destrutivo essa negligência com aquela que provê todos os recursos indispensáveis à sobrevivência humana, sem exceções.

As consequências dessa enorme produção de lixo e falta de interesse frente à preservação é deixada em segundo plano, no mínimo, ignoradas por grande parte das pessoas e isso é, gravemente, justificável dentro dessa lógica consumista e egoísta da sociedade.

Frente a isso, a natureza clama com mais e mais desespero por atenção e amparo. Os inúmeros desastres naturais ocorridos já em todo o mundo devem servir como alerta para a gravidade da situação ambiental e talvez como beliscão àqueles que ainda não se deram conta da importância e relevância da preservação do meio ambiente onde vivemos. E essa sustentabilidade não representa interesses apenas coletivos ou de um determinado número de pessoas, o interesse converge para um ponto em comum entre o público e o privado, liga as duas esferas transformando seus interesses em apenas um.

Ainda que nos preocupemos apenas com nossos próprios narizes temos a obrigação de preservar, cuidar e manter o meio ambiente nas melhores condições possíveis pois, com sua destruição, o meu destino, o seu, e o de todos estará fadado ao mesmo funesto fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário