segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O meio ambiente convive muito bem com todos os animais, exceto com o homem. O ser humano, principalmente depois da Revolução Industrial, abusou muito dos recursos que este proporciona e continua fazendo de uma forma irracional. O problema é que os recursos são limitados, enquanto que a população esta sempre crescendo, o que acarreta em um constante aumento da demanda e, consequentemente, a exploração do meio ambiente.

Um empasse atual e realmente grave é o conflito entre o Estado e empresas ou pessoas privadas, por causa do problema ambiental. Ele envolve questões não apenas de sustentabilidade da natureza e do próprio ser humano, mas também econômicas e sociais. Isso acontece devido ao egoísmo do ser humano.

Um caso no qual há o conflito de interesses é o da propriedade rural na qual o dono não pode construir em todo o seu terreno, pois tem a obrigação de deixar uma parte da mata intacta. Isso gera um prejuízo ao dono do terreno, pois se ele quiser usar a sua posse para fazer o plantio de grãos, não poderá desfrutar da sua posse na totalidade, causando a ele uma perda financeira. É nesse ponto que o conflito se agrava, porque muitas vezes a pessoa simplesmente não cumpre a lei.

Mas porque a pessoa não cumpre a lei? Devido a muitos fatores, como a baixa fiscalização e sua deficiência, pelo capitalismo, e também por não temer uma eventual multa. Com esse exemplo, poder-se-ia perceber o conflito entre o interesse privado, que seria um melhor aproveitamento da terra, e o público, que seria a preservação ambiental e um desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário