segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ações sociais e econômicas

As normas jurídicas surgem a partir da ação social, segundo as ideias de Max Weber. Essas ações seriam consequência de interesses que surgem por causa de novas condições que busquem proteger certos segmentos da sociedade.

Os conteúdos da ação social, contudo, podem ser inventados a fim de se alcançar certos comportamentos que passarão a ser imitados pelos membros da sociedade. Uma arma (por que não?) muito eficiente e abrangente, que se destacou nas últimas décadas, é a internet. O poder que a internet tem, principalmente através das redes sociais, faz com que o individualismo ganhe voz, mas também é um forte meio de se propagar o mimetismo social.

Um bom exemplo de com as ações sociais influem na criação de um novo Direito é a questão homossexual. Essa "característica" sexual, que já fora tratada como doença, hoje diverge sobre ser escolha ou se há uma explicação biológica já na formação do feto - de qualquer manira, é fato que há uma aceitação sem precedentes dos homossexuais na atualidade.

Entretanto, qual a razão dos homossexuais terem tantas conquistas n campo jurídico? Bom, não é que nossa sociedade esteja ficando mais liberal, a razão, embora seja "feio" admitir, é econômica. As ações sociais impulsionaram a formação de novas leis, e veículos como a internet são o "carro-chefe" dessas mobilizações, como já dito. No entanto, quem são aqueles que usam da internet com frequência suficiente para se incitar mudanças? A classe social - essa classe com tamanhas aspirações de alta.

A classe média (B e C) é a maior do Brasil, e sua importância econômica já foi reconhecida. É poder de compra dessa classe que movimenta a economia. Boa parte dos homossexuais fazem parte da classe média. Sendo assim, a jogada mais esperta do Legislativo é agrada àqueles que o sustenta. Enquanto isso, os que não podem tanto e, portanto, são pouco temidos, sofrem por sua ação social ter uma ineficiente reação, que o diga os MSTs da vida.

Nome: Jackeline Ferreira da Costa - 1º ano Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário