segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ponto de mutação.

Postagem atrasada referente ao filme: "Ponto de Mutação" de Fritjof Capra.


O filme “Ponto de Mutação” é baseado no livro de Fritjof Capra. Nesse há o conflito entre o pensamento cartesiano, reducionista, e o paradigma emergente no século XX, sistêmico.
Ocorre no filme um diálogo entre uma cientista formada em física moderna, um poeta e um político, onde cada um expõe seus pontos de vista, havendo concordâncias e discordâncias entre eles.
Nele apontam aspectos positivos e negativos da produção científica, revelam, por exemplo, a crise pragmática de valores e princípios que cercam as ciências. Tratam, por exemplo, da degradação do meio ambiente, da fome e do capitalismo.
A concepção teórica da ciência foi pautada na racionalidade parcial, concebida com base nas ideias advindas do positivismo, iluminismo e evolucionismo. Assim, desenvolveu-se tendo por base o prestigio somente dos setores da economia e administração. Assim, evoluindo de acordo com o principio da produtividade e do progresso industrial, deixando de lado questões sociais e ambientais.
Acontecimentos históricos atuais, como as bombas atômicas, fizeram com que cientistas reflitam a respeito de uma mudança no pensamento científico que favoreça o avanço tecnológico sem por em risco o bem estar da humanidade, buscando a racionalidade completa, baseada a partir de um novo paradigma, o do desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário