segunda-feira, 13 de junho de 2011

Comte – o positivismo e o estímulo à vida social

No texto DISCURSO SOBRE O ESPÍRITO POSITIVO, de 1844, Auguste Comte propõe uma maneira geral de como o ser humano deveria compreender e pensar no estado positivo.
Comte caracteriza as instituições de sua época pela “anarquia” intelectual (influência da filosofia metafísica) e pelo retrocesso (influência da igreja).
Faz uma crítica à especialização das ciências, como se cada homem devesse estudar apenas itens referentes à profissão que desempenhará, e apresenta a necessidade de uma visão que priorize o todo, o conjunto, que pode ser obtido por uma educação universal.
Esta educação não deve ser oferecida somente às classes superiores, as quais se concentram nas questões literárias e metafísicas, afastando-se do real, do útil. Deve sim ser universal, estendida aos proletários, os quais assimilam com mais facilidade esta instrução pública positiva, justamente por terem mais contato com a natureza e com o mundo real.
Assim, a educação positivista possui uma abrangência maior do que a simples cientificidade de seu tempo, pois enquanto esta abrange somente as questões intelectuais, aquela engloba os sentimentos, o equilíbrio entre objetividade e subjetividade, as ações práticas, além da própria inteligência.
O saber positivo valoriza os trabalhos manuais, as funções simples, diferentemente da educação metafísica. Com o saber positivo, o foco passa a ser a participação popular através da cobrança da moral, agindo como verdadeiros fiscais do cumprimento dos deveres atribuídos aos políticos, principalmente no campo social.
A moral católica, apesar de ter tido importância para uma universalização da moral, prega que cada homem está preocupado com sua própria salvação. Diferentemente, o positivismo enxerga a supremacia da sociedade sobre o indivíduo, valorizando o conceito de humanidade. Dessa forma, ganha força a temática da solidariedade, da felicidade associada à coisa pública. A preocupação é a formação de uma moral essencialmente humana, estimulando o desenvolvimento de uma vida social.
POSTADO POR ALYSSON PIMENTA RODRIGUES – 1º ANO – DIREITO NOTURNO

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