Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
domingo, 1 de maio de 2011
O Progresso de Comte
O filósofo Augusto Comte, tido como fundador da Sociologia, em sua obra, estabelece as bases para o positivismo, ideia de que o conhecimento científico é o único verdadeiro, propondo a utilização do método científico como guia que norteia a ciência para a verdade. Assim, Comte defende: a ideia que o estado positivo é o último estágio da construção do conhecimento, a ciência como criadora do bem-estar humano, o lema Ordem e Progresso e uma reforma da mentalidade e da educação para estabelecer um regime positivo.
Para Comte, o estado positivo foi precedido por outros dois estágios de construção do conhecimento, o estágio teológico e o estágio metafisico. No estágio teológico o homem busca a explicação para os fenômenos desconhecidos apelando aos deuses, o estágio metafisico é um estágio intermediário entre os estágios teológico e positivo, onde se acredita em relações ocultas entre as coisas, o estágio positivo é a busca pelo conhecimento verdadeiro, com a finalidade de encontrar respostas para todas as coisas.
A ciência, segundo Comte, tem como finalidade o bem-estar do ser humano e a edificação da sociedade. Com a evolução da ciência o homem pode aproveitar de melhor maneira a vida e organizar a sociedade de maneira mais harmoniosa para que todos possam desfrutar dos avanços científicos, além dessa utilidade prática há a utilidade teórica que é a explicação dos mistérios que nos rondam.
O lema Ordem e Progresso, que se encontra estampado na bandeira brasileira, é de origem positivista, pois para Comte a sociedade só poderia alcançar o progresso, finalidade de toda a ciência, através da ordem. A sociedade deveria estar organizada de maneira que cada indivíduo tivesse sua função no corpo social, sem espaço para os desocupados, as mãos seriam os trabalhadores manuais, que deveriam possuir ensino técnico, e o cérebro seriam os cientistas, vindo de classes mais abastardas. Quando o corpo funcionasse em total harmonia e ordem o progresso viria, dessa maneira Comte era contra a teoria liberal que estimulava a competição e a ascensão social.
Para alcançar um regime positivo seria necessária, segundo Comte, uma reforma na mentalidade e na educação. Nas ciências, devido à intensa especialização, faltava a visão do todo que deveria ser privilegiada para uma reforma na mentalidade, além disso, o sistema educacional deveria ser reestruturado de maneira que todos os trabalhadores possuíssem uma visão global das coisas, para saber da sua importância na sociedade. Essa nova educação deveria ter como alvo as classes inferiores, por não terem sido doutrinados pelo ensino metafísico, assim como as classes mais privilegiadas.
Assim, o pensamento positivista de Comte nos influenciou fortemente, porém não foi aplicado na prática de maneira integral, pois isso já não era mais possível com o pensamento liberal que predominava na época em que foi escrito e que nos influencia até hoje. Também devemos considerar que muito do que Comte nos deixou encontrou forte repercussão nas ciências sociais, sendo importante para qualquer operador do direito conhecer os seus ensinamentos, porém devemos ter em vista que na sociedade atual, com todos os conhecidos problemas socioambientais o progresso não deve ser alcançado a qualquer custa, mas sim de maneira consciente e sustentável.
Bem elaborado, me ajudou bastante.
ResponderExcluirSucesso!!!