domingo, 15 de maio de 2011

O papel da educação relacionado ao Fato Social.

Em seu estudo, Durkheim considera a existência de fatos sociais e critica a análise sociológica que parte das idéias para as coisas,isto é, analisar uma situação com uma pré noção sobre ela.Segundo ele, o exame científico dos fatos deve partir das coisas para as idéias, de observações para posteriormente serem retiradas idéias e opiniões, para que dessa forma o conhecimento adquirido seja livre de pré noções e substratos passionais, para que assim tal conhecimento seja neutro.
O Fato social seria todo aquele que independe do indivíduo para existir, está presente no cotidiano da vida em sociedade, possui suas próprias regras e tem poder coercitivo,que mesmo que não esteja expresso pelo direito a sociedade o aplica. Exemplos de fatos sociais são a moda, o casamento, elementos que se enquadram em cada tipo de cultura e produzem reações na sociedade quando um indivíduo age de maneira contrária a que normalmente acontece.
Por fim, para Durkheim, a educação teria o papel de impor as regras e comportamentos que regem a sociedade, elementos aos quais não se chegaria espontaneamente e que são interiorizados pelos indivíduos. A acomodação a tais regras traria o sentimento de que essas atitudes são fruto de nosso próprio senso, porém são comportamentos originados da dimensão do coletivo, reproduções de um modelo coletivo da sociedade.


Gabriela Bezerra Pucci, 1ºano DN
(6) “Que é fato social?”, Émile Durkheim

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