segunda-feira, 9 de maio de 2011

Método possível?

O autor Émile Durkheim consegue finalizar o que Auguste Comte havia começado, ele configura a sociologia como uma verdadeira ciência. Consegue isso por meio da formulação de um método o qual pressupõe total frieza do investigador social o qual deve tratar o seu objeto de estudo como uma coisa, ou seja, um ser desconhecido sobre o qual não tem qualquer ideia.
Isso quer dizer que o cientista social deve se livrar de quaisquer pré-noções antes de estudar o fato social para que nada possa interferir em suas conclusões e que , assim, elas possam ser verdadeiros retratos da realidade social. Mas acredito ser muito difícil, senão impossível, que o investigador consiga se despir de toda carga cultural que absorveu durante toda sua vida para analisar determinado fato. Penso que a dificuldade está precisamente no fato de que muitas vezes o objeto de estudo é a própria cultura, ou seja, algo com que todos estão extremamente entrelaçados.
Durkheim afirma que as estatísticas são armas importantíssimas para o estudo do sociólogo, pois mostram o comportamento de determinada sociedade,sobre certo aspecto, através de números, ou seja, por tratar-se de uma ciência exata confere maior neutralidade ao estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário