domingo, 29 de maio de 2011

"Imagine todas as pessoas, partilhando todo o mundo"

Ao analisar a obra de Engels é de se pensar quem estaria certo na Revolução Russa: Trótski, de um lado, defendia a propagação do socialismo; Stálin, de outro, defendia a teoria de manter o socialismo restrito à URSS, pois propagá-lo era dar motivos para a invasão do território russo novamente. Apesar de Stálin ter tomado o poder na URSS, eles tentaram propagar o socialismo como as borboletas que saem do casulo descritas por Fourier, no entanto, a URSS já não existe. Isso provaria que a URSS, independente do que se fizesse, chegaria a um fim?
Como disse Engels, "é impossível resistir à tentação do capitalismo". Não foi à toa que os países capitalistas embelezaram tanto a Berlin Ocidental. Assim como ponderou Durkheim, o ser humano tem uma atração pela diferença, se esta for no sentido de algo que completa, de algo que se admira. Talvez se o ser humano nunca tivesse visto o lado extremo do conforto e do luxo; se nunca tivessem dito que um Chanell nº5, um Rolls Royce, um The Macallan ou um Rolex eram os mais sofisticados; se não tivessem um dia imposto a estratificação social... talvez assim o socialismo puro pudesse ocorrer. Ele provê aquilo que é necessário à vida; o capitalismo o que é necessário ao desejo e quantas pessoas não arriscam tanto a vida por desejos?
Não dá para mudar socialmente aquilo que psicologicamente já está fossilizado na mente de todos. E qual a solução para mudar a forma de agir de toda uma nação? Impor um regime. Os homens não são bons em sua natureza, é necessário que se mantenha a vigilância se quiser que algo permaneça nos devidos trilhos.
O socialismo é lindo! Mas é um doce sonho... É como aquele sentimento quente que moveu milhares de jovens a cantar "Imagine" de John Lennon sonhando com seus filhos brincando num mundo diferente daquele que eles nasceram... É aquela força que nasce de uma lágrima de revolta ao ver crianças morrendo de fome enquanto milionários compram jacuzzi's... É aquela palpitação que nos acomete ao sonhar com um futuro sem mácula...
"Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky

Imagine all the people
Living for today

Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too

Imagine all the people
Living life in peace

You may say, I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day you'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A Brotherhood of man

Imagine all the people
Sharing all the world

You may say, I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day you'll join us
And the world will live as on"

Sonhos... utopias que podem até se realizar em pequenas comunidades, como iniciou-se com Owen mas, à medida que tomam grandes proporções, torna-se necessário um poder de mando, um "desigual" que mantenha os demais "iguais" e, havendo essa disparidade, como pode-se falar em socialismo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário