segunda-feira, 9 de maio de 2011

Análise sociológica de Durkheim

Émile Durkheim deixa claro em sua obra que tem uma visão altamente influenciada por Augusto Comte, porém não deixa de fazer suas observações acerca das ideias positivistas e critica-as, criando suas próprias. Sua definição de “fato social” está presente até hoje em nossas vidas.

Não há de se negar a influência do pensamento pós-positivista de Durkheim no antropocentrismo. Seus ideais encorajam uma visão a par do assunto estudado, como por exemplo, no estudo aos costumes iranianos em que muitas vezes a moral ocidental condena mas não entende seu teor histórico-cutural; não diferente pode-se citar os costumes indígenas que muitas vezes são comparados aos europeus e são considerados inferiores por isso.

Além da visão limitada, as emoções também podem influenciar negativamente na análise de um fato. Reações passionais a uma situação vêm carregadas de um julgamento subjetivo que distorcem a realidade. Portanto, para Durkheim, a solução deve ser feita através do método, sem juízo de valor, que é caracterizado de acordo com a sociedade a que está inserida; a solução, logo, deve ser a imparcialidade.

Ademais, Durkheim destaca o poder que a sociedade tem sobre o indivíduo. Esse fator coletivo impõe sobre cada um uma forma de viver e de pensar, tendo na educação seu mais ativo agente. Isso é visto claramente na história de nossa sociedade: quando alguém se desvirtua do caminho imposto, normalmente é expurgado dela como uma doença. No entanto, é possível notar uma constante adesão desses membros na sociedade, visto os gays, que na última semana conquistaram o direito de ter o reconhecimento legal de sua união estável.

O mundo anda a passos tímidos, mas cada vez mais são alcançados direitos individuais que conquistaram seu espaço no coletivo. A visão de Durkheim, contudo, não deve ser subjugada, ela deve ser vista como uma crítica necessária de que o sistema que rege a sociedade pode ser frívolo e invasivo. No entanto, são vários os exemplos de que a exceção pode se tornar regra.

Nome: Jackeline Ferreira da Costa - 1º ano Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário