sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Positivismo na História

O Positivismo de Comte marcou sua época por propor a busca de leis imutáveis, assim como as leis da física, porém aplicadas à sociedade. A Física Social pretendia analisar os aspectos imutáveis que permeiam a sociedade para então entender as dinâmicas. O positivismo, com sua forma racional e observadora de ver a realidade, seriam, segundo Comte, o estágio mais avançado do conhecimento, desprezando o estado teológico e metafísico.

Para Comte, a ordem era a base do progresso social, apesar de visualizar somente o caos e a anarquia; por isso ele abominava tanto a revolução quanto a democracia. O modelo positivista de regime é republicano, porém estruturado sob a forma de uma ditadura científica. Um dos princípios do positivismo é a separação entre o poder religioso e o poder civil, somente homens esclarecidos e honestos seriam os verdadeiros sacerdotes do saber. Esta sabedoria seria transmitida aos ditadores ilustrados e, estes teriam condições de comandar o Estado e as classes inferiores. A doutrina positivista influiu muito na sociedade brasileira, norteando diversos governos e sendo lema da bandeira nacional.

Comte também defendeu a universalização do ensino primário e o amparo ao proletariado. A educação seria o modo de transformar efetivamente toda a sociedade, fazendo com que os valores positivistas fossem absorvidos. O proletariado seria como uma ‘tabula rasa’ para os ideais defendidos por Comte, pois devido ao seu trabalho manual ser mais tangível como modificador da sociedade, eles possuem maior capacidade de apreender tais valores transformadores.

Toda construção dos operários seria capaz de proporcionar-lhes um deleite equivalente ao das obras de escultura e pintura. Porém, seria demasiado idealista supor que o operariado, sob a luz do positivismo, passasse a ver em seu cotidiano uma fonte de prazer embasada apenas na filosofia do significado de sua obra.

Indubitavelmente, o positivismo se caracteriza como obra fundamental na história científica e sociológica da humanidade. Suas premissas ajudaram na construção do pensamento moderno, porém, parte delas já foi superada pelo novo contexto social no qual nos incluímos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário