quinta-feira, 28 de abril de 2011

Heranças cartesianas

Descartes revela a importância de conhecer os hábitos de diferentes povos e daqueles que viveram nos séculos anteriores, para aprendermos a não considerar tudo aquilo que difere de nossos costumes como inferior ou menos racional. Essa análise pode-se aplicar ao próprio autor, cujo pensamento, embora sofra atualmenete contestações, possui alguns pontos aplicáveis à contemporaneidade.
Dentre eles destaca-se a experiência e a prática como princípios da busca da verdade. A ciência ganhou forte contribuição, haja vista que as especulações dos teóricos precisam ter experimentalmente seu caráter funcional comprovado.
Outro ponto relevante é a contestação da veracidade daquilo que lhe é apresentado. A dúvida é o princípio fundamental do método científico de Descartes, pois para encontrar a verdade refuta tudo o que gera incerteza com intuito de descobrir suas falhas e chegar no incontestável. Esse método deve ser aplicado por todos cotidianamente, considerando a excessiva carga de informações a que somos expostos, as quais exigem precauções quanto à sua autenticidade.
A leitura de textos escritos em outras épocas permite observar algumas questões neles constantes, tais como a busca do conhecimento da verdade. Entretanto, as opiniões de grandes filósofos muitas vezes divergem e dessa forma têm início novas discussões, devendo elas pautarem-se na razão, no bom senso e , claro, na experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário