Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

WEBER NO MUNDO ACADÊMICO

Max Weber é um dos mais influentes sociólogos de toda a história, influenciando inúmeros intelectuais de todas as áreas do conhecimento. No livro Metodologia das Ciências Sociais, Weber discorre sobre o papel da sociologia no mundo moderno. Segundo ele, a sociologia deve ser uma ferramente de entendimento da realidade e não uma forma de dominação do mundo. Nessa linha de 
raciocínio podemos confeccionar uma crítica ao ambiente acadêmico brasileiro.

Ao afirmar que a sociologia deve fazer uma análise franca da realidade, para que assim possa ser usada pelo chamado "homem de ação" para engendrar mudanças na sociedade, Weber da início a conceituação do chamado Tipo Ideal. Ao comparar o Tipo Ideal com a ação social real, o sociólogo chegará na verdade científica. Todavia, por mais que a utilização do método weberiano seja extremamente pertinente, sua excessividade acarreta em severas percas no mundo acadêmico.

Ao analisar/discutir apenas o Tipo Ideal, muitas vezes a análise pragmática é deixada de lado e ao invés de aproximar o pesquisador/estudante dos problemas sociais, afastá-os. Ao colocar o método weberiano em um patamar inexpugnável, a discussão feita no ambiente acadêmico acaba não penetrando aonde deveria, ou seja, fica no mundo das ideias. É fato recorrente que as discussões cheguem em um nível de abstração e idealização que muito provavelmente nunca serão aplicadas pelo homem de ação. Desse  modo, há uma carência de percepção da realidade na qual o meio social está imergida.

Ao fazer essa crítica procuramos chamar atenção para essa questão que é pouca discutida no âmbito da academia. Se o estudante/pesquisador possua o desejo de ver a sua teoria aplicada na prática é necessário descer do mundo das ideias para o mundo das coisas, para que assim haja uma maior absorção pelos homens de ação, os quais podem engendrar as almejadas mudanças. 

Antonio Ricardo Carneiro Filho- 1º Ano- Direito Noturno




Nenhum comentário:

Postar um comentário