Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Religião e Mercado

                Max Weber, em seu tempo, buscava entender as mudanças sociais dando a mesma importância tanto para os fatores econômicos do mundo social quanto para o espectro mais individual, para ele o individuo era o principal ator nesse processo. Weber alinhava-se às ideias de Marx em relação ao tratamento do desenvolvimento do capitalismo no mundo moderno, porém não dava a mesma importância que Marx ao conflito de classes e o materialismo histórico presente nos trabalhos marxistas não influenciava suas análises comparativas.
                Um ponto importante dos textos de Weber é a presença de um ‘tipo ideal’ no processo de construção do conhecimento teórico; esse ‘tipo ideal’ serve apenas como parâmetro de comparação entre o observado e a obra teórica, uma vez que se trata apenas de modelos conceituais.
                Em sua obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, Weber investiga a relação existente entre a conduta econômica e suas raízes religiosas. Nesse texto Weber observa que há uma ligação entre crença religiosa e o tipo de atividade econômica uma vez que é constatado que os protestantes preferiam uma educação do tipo mais técnico enquanto católico se inclinavam para uma educação mais humanística.
                Segundo Weber a ética calvinista acaba por universalizar-se, logo, a ética antes usada para alcançar a Deus torna-se a ética do dia a dia social assim influenciando diretamente o mercado, logo, aqueles que não observaram essa inserção dessa ética religiosa são duramente afetados no mercado econômico.

                Lucas Santos de Oliveira – 1°ano direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário