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segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Racionalismo material em ''Construção''

O homem hodierno perdido em seu anonimato cai em um ritual de afazeres e buscas; relacionando com Max Weber, pode-se incorporar a chamada Ação tradicional - estimulada por hábitos, costumes e crenças. Regidos por Agentes como o Estado, a Escola e a Igreja, o homem é fadado a determinado racionalismo e conduta econômica, social e política. Em só mais um cenário, a acumulação de capital e as condições culturais resultam em pessoas apaixonadas pelas situações e realidades em que estão inseridas. Em uma sociedade na qual o capital exerce um papel fundamental na rotina do Homem, encontra-se uma forte influência daquele sobre estes. Desse modo, o capital é observado como um vício, sendo um meio de manutenção de padrões. Atrelado a isso, o modo de vida hollywoodiano, ligado a influência da ética protestante e a pós-modernidade, favorecem uma visão tipicamente materialista da sociedade, somado a tal racionalismo citado. Sendo assim uma Ação afetiva ou emocional – estimulada pelas paixões do indivíduo – segundo Weber. Bauman discorre em seus trabalhos sobre as pessoas que perdem o rumo na ausência de uma paixão e/ou prática enraizada no dia a dia, a qual regem todo o objetivo e propósito do indivíduo. Tais atos são liquefeitos frente a perda de empatia e interesse do homem a relações árduas, formando assim um desinteresse comunitário geral pela vivência do outro. Na música ''Construção'' Chico Buarque explana o tradicionalismo do homem em sua ação social, o qual está inserido em uma rotina, coisificando- o. A música sugere um possível suicídio, banal frente ao caos do dia a dia, tal fato elucida a Racionalidade material e o interesse do homem em seus próprios valores e exigências.
    ''Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
E flutuou no ar como se fosse um príncipe
E se acabou no chão feito um pacote bêbado

Morreu na contramão atrapalhando o sábado''.


Maria Helena Gill Kossoski -  1º ano Direito diurno 

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