Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Particular X Bem social

Weber se diferencia de Durkheim por ser contrário á ideia de que o homem deva despir-se de seus valores e ideais para alcançar a sociedade mais justa de forma racional. Em sua concepção, toda essa carga ideológica é intrínseca - e, portanto, inseparável - aos homens, transferida a todos os seus pensamentos, ações e julgamentos. 
             O vice-presidente Dias Toffoli segue este pensamento weberiano, ao dizer que a interpretação da lei é feita justamente de acordo com os ideais e valores de quem está julgando, e que a busca pela defesa dos interesses decorrente desta aplicação valorativa ao Direito deveria ser analisada de forma positiva. Ele sustenta este pensamento ao se posicionar contra à "criminalização política", já que cada deputado, por exemplo, foi eleito pela região cujos interesses ele representa e que compactua ou deveria compactuar com sua ideologia. Este pensamento, na verdade, é difícil de se sustentar materialmente.
            Tratando-se de figuras públicas que tem poder decisório influente em toda uma população, o público deve sobressair ao privado, senão a postura é prejudicial ao povo. Os representantes devem prezar pelo bem social geral. A recente proposta para a "cura gay" é reflexo da aplicação do particular no público, já que aqueles valores que os homens políticos aplicam em sua família estão sendo sobrepostos ao povo, extrapolando os limites do conservadorismo. Assim também ocorre quando temas como o aborto e o casamento homoafetivo são colocados em pauta, logo são arquivados sem a devida discussão, pelo fato de certas bancadas estarem agarradas a ideologias particulares e nem um pouco pertinentes à legislação de um país heterogêneo como o Brasil. Na visão de Durkheim, isso é o que ocorre justamente pelos políticos não se despirem dos valores que trazem de casa em busca de uma justiça racional. 
Dessa forma, nota-se a fragilidade da análise de Weber, já que o o bem social e a aplicação homogênea e justa do Direito são, muitas vezes, atravessados por preconceito, religiões, conservadorismo, interesses de classes, favorecendo o particular ao invés do público.

Gianlucca Contiero Murari - diurno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário