Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

O Tipo Ideal e o Racismo nos Eua


Max Weber compõe o quadro dos grandes sociólogos que a humanidade já teve, mas vai além, pois seus estudos não se resumem à Sociologia, suas obras e pensamentos abrangem a área economia, do Direito, da história, da religião e da política. Weber baseia suas obras em novos conceitos a respeito da Ciência e da Sociologia, ele vê a Sociologia como Ciência da realidade e não como domínio do mundo, não como a Física estuda o mundo.

Em meio à essa pluralidade de assuntos e áreas que Weber aborda em suas obras, gostaria de fazer um aprofundamento no que o autor chama de “Tipo Ideal”. Basicamente o Tipo Ideal é um instrumento metodológico, o cientista social necessita compreender as ideias e os valores que cercam as ações sociais e a estrutura da sociedade e para isso utiliza os Tipos Ideais.

Os Tipos Ideais não expressam a realidade em sua totalidade, são um meio de construção de uma determinada parte da realidade para compreender a própria realidade. Para uma melhor compreensão podemos traçar um paralelo com a atualidade. Nas últimas semanas jogadores da NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos que é o esporte mais popular do país, estão se ajoelhando durante a execução do hino nacional, como um sinal de protesto contra a morte de negros inocentes por policiais, principalmente brancos. Este é um problema histórico do país que vem se acentuando e ganhando notoriedade devido à diversos outros protestos nos últimos meses.

Vemos que o Tipo Ideal seria que a polícia fosse preparada, honesta e articulada para defender a todos de maneira igual e sem distinção, contudo o racismo e o preconceito estão arraigados na sociedade, no caso específico a sociedade americana. Portanto o Tipo Ideal é um meio para análise, é evidente que não são 100% dos policiais que são corruptos ou preconceituosos, mas é esse “desvio da norma” que ele visa estudar, e assim questionar o porquê de isso acontecer, o que fazer para mudar e assim por diante. Notamos assim como as ideias de Weber e seus conceitos continuam atuais e permitem uma análise da sociedade atual.
Diego Xavier Lopes Gaspar, 1°ano de Direito matutino.












Nenhum comentário:

Postar um comentário