Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

“O som do martelo às 5 da manhã ou às 8 da noite, ouvido por um credor o fará conceder-te seis meses a mais de crédito”
A partir do fragmento acima, o qual expõe uma visão de Weber, é possível compreender perspectivas sobre as relações sociais, as influencias nelas exercidas e o crédito dado aos indivíduos que compactuam com o que lhes é "imposto".
Aprofundando os estudos sobre a sociologia, Marx Weber admite que a ação social é o que conduz a vida e que as escolhas do agir decorrem de valores que estão nos indivíduos. Visto isso, existem múltiplos fatores que exercem influencia nas ações dos indivíduos e, muitas vezes, essas se tornam costumes e hábitos. Um exemplo nítido de propagação de cultura, inclusive na visão de Weber, é a “ocidentalização do mundo”, pois os costumes ocidentais, os quais são majoritariamente decorrentes dos costumes protestantes, propagaram-se a ponto de influenciar nos costumes e ideologias em uma dimensão universal.
O exercício do poder é o que gera a dominação e essa gera, por conseguinte, a disseminação de uma cultura que admite certa conduta. Em decorrência desses costumes universalizados, existem certas posturas e maneiras de agir que passam a ser consideradas mais corretas e apreciadas que outras.
Retomando o fragmento acima exposto, após explanar sobre a disseminação e imposição de costumes, é possível atentar-se a questão do trabalho na sociedade atual. A pressão social que é exercida sobre os indivíduos no que diz respeito à cobrança que a sociedade realiza para obter um retorno os conduz a trabalharem cada vez mais para que sejam “bem vistos” na sociedade e para que todas as expectativas dessa sejam alcançadas.
A obtenção de crédito na sociedade por meio do trabalho acaba induzindo a maioria dos indivíduos a dedicarem parte da sua vida e do seu cotidiano unicamente a ele, visto que existe uma ideologia dominante que atrela trabalho a prosperidade, além disso, ele propicia a produção e sustenta o sistema econômico vigente. Contrapondo,  aqueles que trabalham menos ou não trabalham não recebem o crédito dado pela sociedade, já que tal fato destoa da visão ideológica predominante acerca do trabalho.

Assim, a disseminação de uma cultura que prega a valorização do trabalho acaba exercendo uma pressão nos indivíduos que os condiciona a trabalhar cada vez mais para obter uma aprovação social.

1º ano - Direito Noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário