Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

O ESPÍRITO DO CAPITALISMO


Como analisa Weber, a sociedade moderna absorveu uma perspectiva do acúmulo de capital como “resultado e expressão de virtude e eficiência em uma vocação” (p. 30). Transferindo isto para uma realidade digital vivenciada hoje, temos uma busca incessante pela 'fama' através de curtidas, compartilhamentos e seguidores. As suas páginas em redes sociais passam a ser a medida do seu valor. Este contexto, apesar de muitas vezes imperceptível, está diretamente ligado ao princípio orientador do capitalismo já que é através de páginas de youtubers e blogueiras que a maioria da publicidade atual – especialmente as voltadas para o público jovem – está concentrada, muitas vezes de uma forma maquiada.

Em um trecho do livro Cachorras, um romance de Claufe Rodrigues, podemos observar o seguinte trecho:O que determina a glória é um conjunto de fatores imponderáveis e imprevisíveis. Moby Dick era um fracasso como livro; só se tornou clássico quando virou filme, décadas depois de ser publicado. Herman Melville morreu amargurado e na pindaíba, assim como Oswald de Andrade, que hoje é endeusado pelos moderninhos “antropofágicos”. Então, o que nos resta? Viver intensamente e produzir bastante para, pelo menos, ter a ilusão de quem um dia superaremos essa sensação de trasitoriedade.” 

Neste trecho, o autor não só apresenta as ânsias e inquietações dos indivíduos expressa na vontade de ser conhecido e famoso, como também conclui algo que se poderia entender como a “melhor forma de viver”. Ele apresenta como fórmula “viver intensamente e produzir bastante” demonstrando um reflexo do espírito capitalista onde se deve “aproveitar a vida” mas também trabalhar muito para que se consiga acumular capital – e, neste caso, alimentar a esperança de um dia ser reconhecido e atingir a glória.


Maria Catarina Mahtuk Freitas Medeiros Borges – 1° ano de Direito Diurno


Nenhum comentário:

Postar um comentário