Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de setembro de 2017

O Direito e suas aplicações por um viés weberiano

            Max Weber se destacou por encarar a Sociologia como ciência da realidade, uma crítica do mundo, cuja função consiste na compreensão do sentido dos fenômenos sociais, e do significado efetivo de acordo com as conexões entre eles. De acordo com o pensador, a sociedade se encontra em instabilidade permanente, ou seja, a dinâmica social não se imprime em fatos constantes. Dessa forma, a Sociologia enxerga imprevisibilidade e instabilidade nas relações sociais. Partindo da compreensão do mundo por meio de um individualismo metodológico, Weber estabelece uma crítica ao positivismo, com sua teoria acerca da estática e dinâmica, e à perspectiva marxista do materialismo dialético.
            Como ferramenta metodológica de sua análise das relações sociais, Weber utiliza o conceito de “tipo ideal”, isto é, a racionalização das variações de possibilidade do real, aquilo que é objetivamente possível e não algo que “deve ser”, atuando como forma de organizar o caos e a complexidade do real. Trata-se, no entanto, de uma utopia, não sendo possível encontrar os tipos ideias empiricamente em sua pureza conceitual. Demonstram como as relações sociais seriam se não houvesse nenhuma interferência além da razão e, portanto, não devem representar os fins da análise sociológica, visto que são incompatíveis com a verdade científica, a qual advém da comparação entre os fatos observáveis e o tipo ideal. Aplicando esse conceito para a realidade do Direito, observa-se que essa ciência se mostra uma instabilidade permanente, pois está no horizonte da luta constante por recursos escassos. Trata-se de um tipo ideal na medida em que o Direito, na modernidade, embora caminhe numa perspectiva radical de normatização das condutas, sempre vai estar aquém de uma dinâmica da experiência completa das relações sociais. Essa conclusão a que Weber chega explica o fato de o Direito Penal, por exemplo, ser um tipo ideal cuja aplicação na realidade demonstra discrepância em relação àquilo que utopicamente representa. A Constituição Federal de 1988, assim, apesar de dita “cidadã” se mostra cheia de lacunas, tais como o tratamento da adoção, o direito de herança, o direito à saúde, entre vários outros, o que faz dela um tipo ideal.
            Weber aborda ainda a racionalização do Direito, o que se dá a partir das distinções daquilo que é parte dos nossos interessas e as formas distintas pelas quais as classes que dominam querem definir o Direito. A compreensão da modernidade só é possível partindo das diferentes dinâmicas de racionalização. A racionalidade formal se estabelece por um caráter calculável das ações e seus efeitos, enquanto a racionalidade material vai além da forma, trata aquilo que realmente se constrói na vida, levando em conta valores, exigências éticas, políticas, etc. Contextualizando com o direito na atualidade, a máxima “todos são iguais perante a lei”, presente no Art. 5º da Constituição Federal, representa a racionalidade formal, ou seja, a expectativa calculável que estabelece formalmente que todos têm as mesmas capacidades político-jurídicas legais. No entanto, ao se deparar com a realidade, em que vasta parcela vive sob péssimas condições de vida, com escolas sem infraestrutura, complicações familiares, entre outros problemas, nota-se que tal máxima é uma forma restrita, não serve à condição ou à vida real, ou seja, à racionalidade material. Ainda sob um viés weberiano, as políticas sociais que ganham força representam a tentativa de extrapolar a forma. Desse modo, as cotas se encaixam nesse conceito na medida em que a racionalidade formal enuncia o “acesso universal à sociedade”, o que esbarra, na vida real, em condições materiais que impossibilitam que isso se concretize. Grupos sociais tentam extrapolar a forma para alcançar a “vida”, deixando de ser apenas expectativa e reivindicando ações afirmativas como as cotas. Observa-se, assim, aplicação dos conceitos da sociologia weberiana, em especial do tipo ideal e da racionalidade, e suas correspondências nos tempos atuais.
Gustavo Garutti Moreira – 1º ano Direito Matutino
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário