Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de setembro de 2017

A sacralização do trabalho


Em seu livro “A Ética Protestante e o Espírito Capitalista”, o pensador Max Weber discorre acerca da influência da religião protestante no desenvolvimento das práticas capitalistas. Logo no início de sua obra, Weber observa a máxima de Benjamin Franklin: tempo é dinheiro. A partir daí, vê uma certa moral que põe o trabalho como um dever do bom cidadão, sendo a necessidade de exercer uma profissão produtiva um fim em si mesmo. Tal comportamento era contrastante com a visão do trabalho como uma simples atividade obrigatória para a sobrevivência econômica do indivíduo na sociedade.

Depois, foca nas ideias de Lutero, figura central da Reforma Protestante. Nele encontra as raízes dessa sacralização do trabalho, onde a profissão seria a missão divina dada a cada um. Outro aspecto de extrema importância em sua obra é a observação que fez em relação a riqueza. Ela vista agora, a partir de preceitos religiosos, como uma prova da idoneidade religiosa do indivíduo. Por essa razão, passou a ser vista muito positivamente, uma vez que se ligava ao caráter da pessoa e até sua relação com Deus.

Mesmo passados muitos e muitos anos da publicação da obra prima de Weber, acredito que suas principais ideias ainda podem ser observadas de maneira bastante clara na sociedade contemporânea. Vemos hoje essa corrida desenfreada por uma carreia, uma profissão de evidência, status. O curso de medicina tão concorrido... Será que todas essas pessoas querendo ser médicas realmente tem uma “vocação” para isso ou será que é mero capricho pelo nome que a profissão traz consigo? Podemos ver ainda esse aspecto de associação da profissão (e claro, de sua remuneração) com o caráter da pessoa e até de sua relação com Deus, quanto mais rica mais abençoada.

Assim, podemos concluir que ao analisar a situação da sociedade do início do século XX, Weber foi tão certeiro que hoje, passado um século da publicação de seu livro, podemos confirmar suas ideias em nossa realidade.


Érika Luiza Xavier Maia- 1º ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário