Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de agosto de 2017

Religião, Religiosidade e Filosofia Positiva



            Ao expor o pensamento de Comte, o texto aborda uma série de ideias que, mais de cento e cinquenta anos após a morte desse filósofo, ainda são passíveis de discussões e reflexões. Dentre tais ideias é possível, por exemplo, destacar a extrema convicção do filósofo quanto à assimilação do positivismo pela sociedade como caminho único e seguro à obtenção da verdade e ao progresso humano. Essa convicção levou Comte a se dar ao trabalho de fundar uma religião cuja finalidade era firmar de modo absoluto os preceitos dessa teoria na sociedade.
            O debate acerca desse tipo pensamento é especialmente relevante no contexto contemporâneo. Isso ocorre, por exemplo, na “santificação” (ainda que não assumida) de figuras e regimes políticos. Ora, embora seja possível distinguir expressões como religião, religiosidade e comportamento religioso, é indiscutível que existem fortes vínculos entre as ideias associadas a tais conceitos.
            Dessa forma, pode, por exemplo, uma postura ideológica se transformar em um dogma, que prontamente rejeita todos os pensamentos e argumentos a ele contrários. Trazendo ao plano concreto: a ditadura comunista vivenciada pela Coreia do Norte, onde esse comportamento não só é marcante e incentivado, como também imposto.
            Os prejuízos que esses fenômenos trazem ao progresso do pensamento humano são notáveis, tendo em vista que buscam simplesmente uma estagnação ideológica, cega aos seus próprios problemas e contradições.
2017
Higor Caike Jordão Zanzarini
1º ano – Direito


Turno: noturno

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário