Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de agosto de 2017

O VÉU

A formação intelectual brasileira foi indubitavelmente influenciada pelo positivismo, porém seu alcance prático é discutível. Mesmo o Brasil tendo expresso em sua bandeira o lema “ordem e progresso”, este só foi levado em consideração por suas autoridades  parcialmente. A história nacional demonstra um forte interesse em repressão social por parte dos governantes, porém não encorajado pelo desejo de se manterem as condições mínimas para a existência de uma sociedade mas somente para a manutenção do status quo de uma fração rica .
Outro aspecto negligenciado é o do progresso, referente ao desenvolvimento técnico científico, quase nulo no país devido à falta de incentivo governamental. Prefere-se investir em grandes eventos, produção industrial (através da importação de tecnologia) e agropecuária (desenvolvendo-se sementes transgênicas e potencialmente prejudiciais à saúde) enquanto se criam barreiras burocráticas para as pesquisas voltadas para a cura de doenças e para o aprofundamento das informações sobre a extensa biodiversidade nacional. E mesmo quando se tem o conhecimento necessário para melhorar a qualidade de vida da população, ainda sim são tomadas decisões contrárias a isso, que visam apenas o benefício próprio daqueles que as tomam (corrupção).
Percebe-se que, na realidade brasileira, o positivismo não é abordado como ideologia mas, distorcido, transformou-se em marketing, sendo utilizado para mascarar um modo de se governar completamente oligárquico, como véu que esconde a verdade e impede que a penúria cesse.

Aline Ferreira do Carmo      1º ano Direito- Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário