Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de agosto de 2017

Mantenha o Status Quo



Ao pararmos para observar, os padrões sociais estão imersos em diversas situações presenciadas por nós, principalmente na mídia. É tão presente que podem ser notados até em filmes infantis como no musical “High School Musical”. Na cena em que é cantada a música “Stick to the Status Quo”, o protagonista está enfrentando o dilema entre cantar ou jogar basquete. Contudo, ele já pertence ao grupo de atletas o qual o pressiona para continuar atuando “no que sabe fazer”. Consequentemente alunos que se sentem aprisionados com os valores e padrões impostos pelos seus grupos se manifestam por meio daquela canção. Por outro lado, os outros colegas reprimem essas pessoas com a finalidade manter o status quo.

Aos olhos de Durkheim, esta situação é um fato social evidente no qual há a coação externa de um grupo que já tem pensamentos e hábitos estabelecidos. Além disso, este mesmo grupo realiza uma pressão sobre seus próprios membros sem nem ao menos perceber o que está fazendo, por ser algo intrínseco àquela sociedade, aprendendo isso desde sua primeira convivência com a coletividade.

No caso de High School Musical, este problema foi tratado como crítica, dentre outros filmes, como “A Mentira” e até a recente série “13 Reasons Why”, que também fala sobre o suicídio, assunto tratado por Durkheim.






Rodrigo Tinel Guerra, 1ºAno Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário