Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 19 de agosto de 2017

Educação e Durkheim

         Educação, bandeira amplamente defendida, protegida e em certos casos disputada por governos, políticos e pela sociedade, ademais, porque não seria? Segundo Durkheim, a educação tem a função de criar o indivíduo social, portando, tem um papel primordial na sociedade. Porém, o quanto ela é determinante como coloca Durkheim?
            Quando pensamos em educação, temos a ideia de escolas e professores, mas, ao analisarmos a sociologia de Durkheim, podemos chegar à compreensão de que ela não se trata somente de instituições escolares, como também o convívio familiar e social do indivíduo, que o molda para a sociedade a qual está inserido. Com isso, ao analisarmos os regimes ditatoriais e totalitários em que as sociedades humanas passaram, principalmente durante o século XX, percebemos o quanto a educação foi primordial na manutenção desses regimes.
Na Alemanha nazista, Hitler, quando chegou ao poder, se apropriou das escolas e dos meios de informação, pregando a ideologia nazista à todos, o que fez com que - ao passar de anos de doutrinação - inúmeros cidadãos alemães praticassem atos que eram anteriormente abominados pela sociedade alemã. O mesmo pode ser reparado no socialismo de Stalin na antiga União Soviética, e no Brasil da era Vargas e no Regime Militar, onde os meios de educação e informação foram totalmente controlados pelo estado e pelo regime, e qualquer outro tipo de comportamento social não aprovado era reprimido ou, em muitos casos, eliminado.

Assim, a educação não só é intelectual, mas também moral, tendo papel principal na formação da sociedade, como colocado por Durkheim. Em razão disso, temos que dar a importância que merece tal tema, pois, dependendo do tipo de educação que o indivíduo recebe de seu meio social, ele poderá tomar decisões e praticar ações que podem prejudicar ou melhorar as relações humanas e sociais.  
                                                              
                                                                 Augusto Fávero Merloti - 1° Ano Direito/Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário