Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 20 de agosto de 2017

COISIFICAÇÃO DOS FATOS SOCIAIS

Durkheim apresenta como proposta para a pesquisa sociológia a análise dos fatos sociais semelhante a forma com que biólogos analisam a natureza. Para que isto ocorra, é necessária a coisificação destes fatos sociais. Este tipo de análise deve ser adotada, no ponto de vista do autor, porque a bagagem que carregamos enquanto seres humanos (sentimentos, experiências e valores, por exemplo) podem atrapalhar o estudo dos fenômenos sociais na medida em que não são abordados cientificamente. Podemos observar esta perspectiva no seguinte trecho de As Regras do Método Sociológico, de Émile Durkheim: “O objeto em si e as idéias que a seu respeito formulamos nos tocam de perto e tomam assim tal autoridade que não suportam contradição”.

Esta forma de se observar a sociedade pode ser considerada um avanço quando paramos pra pensar o quanto os costumes, a religião e os valores familiares interferiram nas ciências – tanto humanas, quanto exatas e da natureza – ao longo do tempo. Durante diversos períodos históricos, nos deparamos com saberes censurados e pensadores e cientistas impedidos de contestar. Um destes momentos, foi durante a Inquisição. Para a Igreja Católica, não existia pensamento científico separado do sagrado. O mesmo foi observado em meio a ditaduras com a diferença de que a ciência ficava refém do Estado. Quando nos damos conta de que homens foram queimados em fogueiras por dizerem que a Terra não era o centro do Sistema Solar, pensamento que não muda em nada a vida cotidiana, entendemos a importância de uma sociologia afastada destes critérios.

Ao mesmo tempo, é perigoso o distanciamento da sociedade – ainda que apenas para efeitos de estudo – da inconstância e da inexatidão que a caracterizam. Sem contar a dificuldade para o cientista social, de analisar seus semelhantes sem se incluir quando, na realidade, está incluído. O estudo social, quando realizado sem juízo de valor, pode levar a generalizações baseadas em classe, gênero e raça. Desta forma, a imparcialidade só pode ser uma virtude para a sociologia quando aplicada conjuntamente com análises que levem em conta outros valores que consideramos humanos.


Maria Catarina M F M Borges – 1° ano Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário