Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 6 de agosto de 2017

A importância do pensamento cientifico moderno na construção do pensamento crítico contemporâneo.

Como já dizia Francis Bacon, “nenhum saber é absolutamente seguro”. É a partir desse pensamento que podemos refletir sobre a influência da grande rede de informações que a era da tecnologia nos proporcionou, na formação do pensamento crítico contemporâneo.

A web é constituída de diversas plataformas que permite a propagação de notícias, conhecimentos e opiniões, que são regidas pelos mais diferentes tipos de personalidades. Se por um lado essa possibilidade democratiza a comunicação, por outro facilita a difusão de conteúdos feitos sem responsabilidade. Dessa forma, fazendo um paralelo com o pensamento moderno, podemos identificar a internet como os ídolos de Bacon, aqueles que concebem uma falsa percepção do mundo, daí a importância de se “olhar mais de perto” e utilizar a razão para interpretar a realidade em sua volta.

As informações geram conhecimento, que por sua vez auxilia na construção de opinião o que potencializa o debate e a argumentação. Essa é a razão da delicadeza do assunto, pois somos atingidos diariamente por falsas mensagens, que por muitas vezes são disseminados como verdadeiras pela força das redes sociais, que colaboram para uma falsa confiança na informação, através da amizade entre os usuários, o que aumenta a veracidade da história. Por consequência, fica claro a relevância da pesquisa empírica, aclamada por Descartes e Bacon, pois é ela que vai garantir a veracidade da realidade.


À vista disso, conforme Bacon, a indução e os axiomas são as melhores formas para se livrar dos nossos ídolos. É essencial que pensemos com o auxílio da razão, afim de prevenirmos o engano e para conhecermos a verdade clara. Além disso, a ideia de infinito como base para avanços pode também tomar frente da formação do pensamento crítico, pois dessa forma, o raciocínio, a observação e a reflexão permanecerão sempre em desenvolvimento e se afastando cada vez mais dos costumes e a hábitos que limitam o progresso humano.

Lethicya Yuna Ide Ezaki - 1º ano Direito (matutino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário