Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Weber: a presença de seu pensamento na atualidade e na história

Max Weber foi um sociólogo que se preocupou com a ação que os indivíduos realizam, e o que os motiva a isso. No que se refere a essa ação social, Weber nos trouxe 4 tipos fundamentais: tradicional, afetiva, racional com relação a um valor e racional com relação a um fim. Essa última pode ser explicada através de um exemplo que ocorre na realidade atual de nosso país: o processo de impeachment da Presidente Dilma.

Na ação racional relacionado a um objetivo, o indivíduo busca, através da razão e dos meios a sua disposição, uma maneira de se alcançar um determinado fim. Ora, ao falarmos do processo de impeachment que foi concretizado recentemente no Brasil, e tomando os políticos de oposição como indivíduos, é fácil perceber que eles acabaram por se utilizar desse tipo de ação racional. O objetivo deles seria aumentar, ou até alcançar o poder através do afastamento da Presidente Dilma e para isso utilizaram-se de um meio que se encontrava à sua disposição: o Direito em si, expressado na forma do processo de impeachment previsto na Constituição Federal de 1988. A concretização do referido processo permitiria assim que seus interesses fossem realizados de forma mais fácil, configurando uma ação racional no que se refere aos fins.

Além disso, podemos estabelecer uma analogia do pensamento de Weber com o dos pensadores da Escola de Frankfurt. Max Weber critica a ‘’imprecisão dos princípios universalmente válidos’’, que seria uma manifestação do dogmatismo. O dogma não seria necessariamente ciência, mas sim religião. A escola de Frankfurt compartilha esse pensamento, e por isso ela acaba por desvalorizar a ‘’fé dogmática científica’’, pois afinal o que essa tal romantização da ciência trouxe no século XX? Duas guerras mundiais, nazismo, fascismo e milhões de mortos. Tudo em nome da tal ‘’’civilização’’.

Dessa forma, podemos ver que o pensamento de Weber e seus conceitos ainda podem ser aplicados em várias etapas da história humana. Seja na atualidade, ou no passado, Max Weber e sua mentalidade estão presentes de forma indireta ou direta, demonstrando o quanto à frente de seu tempo ele realmente estava.


André Luís de Souza Júnior - 1º Ano Direito Noturno UNESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário