Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Weber e a Ação Social

O foco da análise de Max Weber era a ação social do indivíduo, também chamada de Teoria Geral da Ação, que consistia no estudo da ação individual praticada em sociedade. Ações essas que podem ser motivadas por causas racionais, afetivas ou tradicionais. Por exemplo, ir a um restaurante. O indivíduo pode ir a um determinado restaurante por ser perto de sua casa, ou por apresentar um preço vantajoso pela comida oferecida (causa racional); pode ir a esse restaurante por gostar de alguém que trabalha lá (causa afetiva); e, por último, pode ir a esse restaurante porque sua família sempre foi lá e ele está acostumado a ir lá (causa tradicional). Essas ações, ao se relacionarem e se conduzirem umas pelas outras, resultam na relação social.
Outro conceito abordado por Weber é o da Neutralidade Valorativa, ou seja, a neutralidade total é impossível na abordagem da ciência social, porém isso não significa que a ciência possa ser submetida a interesses pessoais. O papel do cientista social é analisar a sociedade e mostrar as possibilidades, mas não se posicionar quanto a elas.
O instrumento metodológico fundamental para explicar a sociedade Weber era o Tipo Ideal, que consistiam em tipos não existentes na realidade. Em outras palavras eram construções utópicas com as variáveis com maior destaque em situações sociais. Por exemplo quando o autor fala sobre o a forma de poder político carismático, ou seja, um político cuja legitimidade é obtida através do carisma. Quando se diz isso, não se pensa em um político em particular, mas sim em todos os políticos existentes em várias formas de sociedade, não existindo uma forma clara desse político, mas sim uma que se destaca.


Isadora Morini Paggioro - 1º ano (diurno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário