Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Valores que movem os indivíduos e sua imparcialidade

Max Weber, ilustre cientista social alemão, possui como principal legado seus estudos sociológicos – também denominados como um “individualismo metódico – críticos a dialética materialista, na busca da compreensão da origem da ação social. Desta forma, Weber é notório justamente por privilegiar o indivíduo em si, e como suas ações relacionam-se com outras ações neste mesmo âmbito social.
Tal interconexão de ações – independente de seu sentido comum, de caráter harmonioso ou conflituoso – é resultado da caracterização da sociedade em si, e como ela se move diante da ação social dos indivíduos nela inseridos.
Assim, Weber classifica a ação social em quatro tipos possíveis: racional com relação a um objetivo, caracterizada pela delineação de seu objetivo e as formas de atingi-lo; racional com relação a um valor, cujo ator mantém-se devoto a suas ideias e entende os riscos referentes a tal ação; ação efetiva, estimulada pelo emocional do indivíduo movido por paixões e a ação tradicional, cuja característica se dá por hábitos, costumes e crenças do ator.
O filósofo ainda propôs a utilização do método do “tipo ideal”, onde, a fim de se realizar um recorte conceitual da sociedade, utiliza-se da extrapolação da realidade observada, retirando desta tais conceitos.
Além disso, Weber também foi afamado por sua crítica e embate em certos pontos do pensamento marxista, principalmente ao afirmar que a sociedade não é movida somente pelas forças de produção capitalista – havendo outros institutos como a religião – e que, portanto, o indivíduo não se move como resultado do meio em que se insere.
Tomando como base estes argumentos embasados na sociologia weberiana, podemos ter como exemplo o sexismo, e como ele se sustenta na sociedade atual, especificamente através da “imparcialidade” apresentada por diversos homens que talvez não reproduzam explicitamente o machismo, mas não o combatem dentro de seus próprios círculos sociais. Este fenômeno reflete o individualismo exposto por Weber, onde tal neutralidade é falsa, corroborando os verdadeiros valores pertencentes a tais indivíduos que, consequentemente, somente fermenta a misoginia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário