Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Um Weber de jornais e botequins

O pensamento Weberiano fundamenta uma boa parte do pensamento social generalizado da sociedade atualVê-se comumente a presença de um pensamento que evidencia uma perspectiva individualizada dos problemas sociais, em detrimento de uma visão que contemple os aspectos externos. Por essa razão, é recorrente observar episódios de glamourização da violência contra aqueles que são considerados "desviados do plano social". 
Weber reconhece a força que a sociedade exerce sob os indivíduos, mas considera que a cada um destes, cabe a decisão final. Esse elemento ideológico permeia sobre o senso comum, e muitas vezes torna-se problemático quando aplicado a uma sociedade capitalista que impõe abismos sociais e desigualdade exacerbada aos que nesta coexistem. 
 A crítica aqui apresentada não incide diretamente sobre o pensamento de Weber, o que consistiria em um anacronismo exagerado e uma acentuada retirada de contexto. Critica-se, entretanto a influência ideológica deste pensamento na ideologia generalizada da sociedade brasileira. Isto é, deve-se considerar tanto a particularidade quanto a totalidade, porém a proporcionalidade entre estes fatores não pode ser engessada, uma vez que podemos nos deparar com situações sociais de alta complexidade, que exigem flexibilização para absorver e compreender suas peculiaridades.

Mauricio Vidal Gonzalez Polino - Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário