Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

"Tipo Ideal" de Max Weber

Jurista, economista e sociólogo, o alemão Max Weber é considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, sendo que um de seus principais objetivos criar uma metodologia própria para a Sociologia, traçando novos mecanismos de estudos de ações sociais.

Assim, Weber define a Sociologia como uma ciência empírica de crítica ao mundo, ja que está sempre em contato com a realidade. Apesar de a sociologia nao ser dotada de leis imutáveis, nao significa que nao possua uma metodologia de compreensão de ações sociais, que são resultantes de valores, principios e culturas diferentes que cada indivíduo carrega.

Dessa forma, toda e qualquer ação terá um sentido que a sociologia buscará entender.
A sociologia weberiana é empírica, e trabalha com uma metodologia universal capaz de compreender qualquer ação social, e não com ideias fixas. O meio para analisar essa determinada ação social, tendo como referencia algo objetivamente possível de observar na realidade empírica, é o que Weber denominava de "tipo ideal".

Seguindo a concepção Weberiana, é possível fazer uma analogia com o direito, que assim como a sociologia, também esta em contato com a realidade social.
Por outro lado, mesmo com o grande numero de regras e ordenamento jurídico do Brasil, nem todos os casos da realidade são capazes de serem solucionados pelas legislações.

Logo, não existe uma formula padrão para resolver os casos da ciência jurídica, mas isso nao significa que o juiz nao seja capaz de, pelo menos, resolver efetivamente os problemas apresentados pelas lacunas da lei. Ele possui capacidade para recorrer a fatos passados que possuem semelhanças a sua atual dificuldade para solucionar determinado caso. É uma analogia, um recurso, que assim como o “tipo ideal” de Weber, tem por finalidade observar situações parecidas e elaborar a resposta mais plausível de ser esperada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário