Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Objetividade como metodologia



Max Weber é um dos mais importantes autores para as ciências sociais e também um dos mais atuais. Weber revolucionou a sociologia definindo-a como a "ciência da ação social”, é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia.
No texto “A objetividade do conhecimento na ciência social e na ciência política”. Max Weber queria analisar a redação da revista “Arquivo para Ciência Social e Política Social”, que segundo Weber deveria ser uma revista exclusivamente sobre ciência, mas isso levaria a diversos questionamentos, essa analise traz diversas contribuições para a prática científica.
Para Max Weber a objetividade é uma metodologia que tenta explicar alguns fatos estudados, visando encontrar as respostas sem deixar que a subjetividade que faz parte do ser humano influencie no julgamento de tais fatos. A parte subjetiva do ser humano é que faz ele ter interesse em fazer tal investigação, porém deve ficar de fora, pois, o caráter científico deve ser puramente racional.
É interessante ressaltar a busca da verdade objetiva por parte das ciências sociais. Max Weber evidencia sua posição favorável à análise da “objetividade” e suas funcionalidades. A sociologia, diferentemente de outras ciências, que normatizam leis básicas para fenômenos, ela deve ser uma ciência crítica do mundo, com base na observação e analise da sociedade.

Carlos Roberto Simões Nogueira - Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário