Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Compreender


        O sociólogo alemão Max Weber defendia que a sociologia era uma ciência da realidade, e deveria, portanto, fazer uma análise crítica desta. Segundo ele, o conceito de ação social afirmava que o analista deveria buscar compreender o sentido do agir humano. Seu foco era no indivíduo, segundo sua teoria do individualismo metodológico, e não o contexto que o cerca.
          O conhecimento dessa ciência provinha dessa tentativa de explicar as ações que o ator social tomava. Para tal análise, o sociólogo deveria fazer uso do tipo ideal - basicamente um estereótipo, que seria utilizado como ponto de partida para o estudo da realidade. Ele não existe, mas servia de ferramenta metodológica para o analista.
Compreender o sentido da ação social seria complexo, pois cada indivíduo age de acordo com os valores que o rodeiam, no entanto, podem existir contradições entre suas ações.
            Weber criticava o determinismo de Marx, que defendia que todos os acontecimentos poderiam ser explicados pela infraestrutura - o modo produção, a estrutura material da sociedade. Para Weber, essa seria apenas uma, das muitas relações que poderiam atuar como guia na ação dos indivíduos. Como, por exemplo, as emoções, as tradições e a razão.
           A complexidade da função da sociologia é exemplificada pelo ato de tentar compreender ações terroristas, que são julgados pela opinião pública, sem nenhum tipo de análise sociológica propostas por Weber. Isso no cenário atual, mas já acontece há muito, visto que Hannah Arendt foi acusada de tentar justificar os atos dos nazistas durante a segunda guerra mundial, com a sua teoria sobre a banalidade do mal. Para Weber, a função da sociologia era clara: compreender, e não julgar o indivíduo por suas ações sociais.

Flávia Oliveira Ribeiro

1o ano - Direito matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário