Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

As variadas formas de interpretar o indivíduo

           Weber, diferentemente de outros sociólogos, visava o individual e as ações sociais. Além desse aspecto de divergência, ele ainda acreditava que a ciência servia para criticar o mundo, e não para transformá-lo. Essa mudança ocorreria através da política.
            Seu método de compreensivismo favorece o indivíduo. Como sociólogo, seu dever seria o de encontrar a compreensão do sentido de ação social. Essa, por sua vez, possuía quatro vertentes: a ação racional que se relaciona com um objeto; a ação racional que se relaciona com um valor, a ação emocional ou a tradicional. A situação, portanto, determinaria a ação social, que, muitas vezes, se manifestava inconscientemente e se baseia em valores e vontades individuais.
           Dessa forma, um fato pode ser explicado através de diferentes visões. A ação das penas no Oriente, por exemplo, pode ser analisada perante a visão oriental e a ocidental. Essas duas certamente irão se opor. Por isso, para Weber, as contradições eram inerentes à realidade social. O ponto mais contrastante, para o autor, era a divergência entre a ética da responsabilidade, que visava a ação baseada em ponderações; e a ética da convicção, que consistia nas ações perante valores.
           O tipo ideal, analisado pelo pensador, deveria servir como ferramenta para análise, pois não esse não existe na realidade, mas ajudava a organizar as incoerências sociais. Weber também criticava o determinismo marxista, pois ele achava que a economia era capaz de produzir cultura, mas que a cultura não produziria economia, diferenciando-se de Marx. A cultura, portanto, seria estruturante.

           Para finalizar o apontamento das ideias weberianas, é válido considerar sua opinião sobre os juízos de valor, que seriam um dos pontos de partida para o entendimento da ação. Porém, eles impedi-la-iam de ser explicada de forma neutra e científica. 

Mariana Smargiassi - Primeiro ano de Direito (diurno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário