Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Análises de Weber

    É evidente a contribuição de Weber para a forma como as ciências humanas passaram a pensar. Trouxe, em suas obras, novos paradigmas para a sociologia, os quais ficam expostos em "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo". Nesta obra, Weber formula uma convergência entre a formação e o desenvolvimento do capitalismo (desde a acumulação primitiva de capitais até as modificações nas forças e meios de produção) com a ética protestante nascida em 1500 com a Reforma. Assim, através da correlação entre o nascimento e desenvolvimento da religião protestante com a evolução do capitalismo, Weber defende que isso deve-se às diversas similaridades das ideologias defendidas por cada um e que isso é, simplesmente, uma coincidência. Diferentemente da forma de pensar dos marxistas, que dizem que isso ocorre devido a uma necessidade da classe burguesa em acumular capital e manter-se como dominadora.
     Outro ponto a ser analisado sobre Weber é que, segundo ele, a tomada de decisões de uma ação é uma característica das pessoas que é direcionada através de valores. Sempre que formos decidir algo, avaliamos por meio de duas esferas: fim e meio. Questionamo-nos se certos meios a serem seguidos são os ideais para se alcançar desejado fim. Dessa forma, as decisões em função dessas ponderações são próprias dos seres humanos, e não da ciência. Assim, ele chega a concluir que todas as ações humanas se baseiam em valores por nós adquiridos. Dessa forma, juízo de valor é o ponto de partida na ação. Segundo Weber, a ação social é classificada em 4 tipos: ação racional com relação a um objetivo, ação racional com relação a um valor, ação efetiva ou emocional e ação tradicional.
    Com base no citado acima, essa ideia é importante ao se pensar em relação aos julgamentos que foram/são/serão realizados nos tribunais, pois se não fossem as diferenças de cultura e de valor de cada juiz, simplesmente todas decisões seriam as mesmas e, consequentemente, haveriam apenas leitores de textos normativos.
   Além disso, Weber, em seus estudos, alegava que introduzir valores pessoais dava à sociologia uma forma não confiável. Assim, ele propôs um método de análise para escapar do determinismo tanto dos outros métodos quanto dos preconceitos originados pelo senso comum. Dessa forma, como base de seus estudos, Weber deseja transformar a sociologia mais precisa na análise de cada situação, retira-la do campo político e não permitir que se transforme numa fórmula que se repete e se aplica a todo e qualquer caso da mesma forma. 

Gabriel Ferreira dos Santos - 1º  Direito (noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário