Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

A contemporaneidade da análise de Weber

Weber foi um grande pensador do final do século XIX e começo do XX. Sem dúvida, o alemão se concretizou como um dos mais importantes nomes da sociologia, já que dedicou-se muito dos seus esforços para com essa ciência. Na visão de Max Weber, a sociologia tem como papel compreender a Ação Social dos indivíduos. Por sua vez, seu conceito de realidade deriva-se da mesma, sendo considerada a correlação das várias Ações Sociais que os diferentes homens praticam. Dessa forma, podemos chegar a uma outra conexão ao caracterizar como devemos, para o sociólogo, analisar a Ação Social; para ele, precisa-se fazê-la da perspectiva do praticante. Assim, no caso de um crime cometido, estudaremos a Ação Social com um olhar indicado pelo autor do delito.
É interessante a perspectiva trazida por Weber. Numa sociedade que aprendeu com seus princípios individualistas e falta de interesse em compreender afundo as situações, os preconceitos praticados contra os sujeitos sociais, principalmente levando-se em conta características físicas, vestimentas e a participação em certos grupos do corpo social, é rotineiro. Na realidade, essa atitude apenas mostra a real faceta da sociedade, que é manter-se o mais “igual” e “padronizada” possível, buscando sempre a sua preservação. Isso porque, ao existirem práticas que se distanciam das já procedimentais, aumenta-se as chances de choques e tensões dentro do corpo social, podendo levar a rupturas sociais.
Mas, voltemos ao fato do preconceito. Peguemos como exemplo a prática de um crime. Ao deparar-se com essa realidade (nesse ponto usando como definição a de Weber) de um modo mais atencioso, podemos perceber as motivações que levaram o indivíduo a cometer tal delito. Dessa forma, fica muito mais fácil entender tais atitudes, além de propor e efetivar soluções para que não haja a volta da ocorrência da ação criminosa. Ao irmos além, e buscarmos padrões fazendo uso da sociologia de Max, conseguiremos não só ajudar o ser em sua individualidade, mas assegurar prerrogativas que terão um efeito preventivo de larga escala.
Concluímos, portanto, que empregar as ideias sociólogas de Max Weber na sociedade do século XXI é mais do que valida, sendo, inclusive, uma grande arma na criação de “remédios sociais”. De fato, essas ideias, atualmente, possuem um caráter progressista, já que a visão conservadora atual apenas analisa as ações, dos criminosos por exemplo, no momento da sua prática, e utilizando um olhar de fora, que quase nunca reflete com precisão as entranhas daquela Ação Social. Todavia, é essencial que pratiquemos tal analise da sociedade; fazendo nossa parte, aos poucos, o pensamento retrógrado e rígido cederá espaço para novas perspectivas sociais. 

Guilherme Araujo - 1°Ano Noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário