Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

A compreensão do individuo

Max Weber foi o percussor da filosofia que acreditava que o estudo e do e a compreensão da sociedade só seria possível se analisássemos os indivíduos em particular para depois irmos para a sociedade. Weber seguiu pelo viés marxista e em sua filosofia estudou o concreto, o real. Ele acreditava que era necessário o estudo da ação social, que é com cada pessoa executa suas ações com base no sentido que estas tenham.
A filosofia de Weber é marcada pela visão da individualidade, pela visão de que o ser humano faz algo e isso se reflete socialmente, como o Estado que só e vigente por que existe ativamente na mente das pessoas, orientando o certo e o errado. Mas assim como o individuo molda o estado, o Estado e as instituições também o moldam. É uma ação e reação, Weber vê a sociedade como se tudo o que funciona a mantasse funcionando. O individuo partirá de determinados valores, juízos que são intrínsecos a si para opinar sobre o que é certo e errado. O juízo de valores é o que leva a ação social, as pessoas não fazem coisas que acham erradas, comumente, fazem o que acham certo.

Max Weber aprofundou a filosofia marxista dando uma ótica diferente pra como o sistema funcionava. Enquanto Marx e Engels diziam que o que movia toda a sociedade era o plano econômico, que influenciava em todos os aspectos seja na questão da classe social ou, em um plano mais atualizado, na manutenção da manutenção dos privilégios heterossexuais, brancos, entre outros, Weber acreditava que a relação era mútua. Ele acreditava que o sistema econômico capitalista influenciava, assim como Marx dizia, mas acrescentava que o sistema também era influenciado. Ele via que cada ação gerava uma reação no sistema e assim o sistema se modifica para se manter.

Barbara Moreira Ortiz - Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário