Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

A Ação Social

Para Max Weber, a ação social é toda ação individual que possui algum significado para o ente coletivo. Em outras palavras, a ação social só pode existir quando o indivíduo abre um canal de comunicação com os outros membros da sociedade.
Podemos tomar o ato de escrever para o este blog como exemplo. Este post se trata de uma ação social, posto que, por meio dele, eu consigo me comunicar com você, agora.
Para Weber, a compreensão das acoes sociais é o principal dever de um sociólogo. A fim de facilitar essa analise, se fez necessário, para o sociólogo, a divisão das acoes em tipos ideais.

  1. Ação social racional com relação aos fins: Ação exclusivamente racional orientada pelo fim
  2. Ação social racional com relação aos valores: Ação orientada por valores, sejam eles religiosos, éticos ou políticos.
  3. Ação social afetiva: Ação motivada por sentimentos
  4. Ação social tradicional: Ação impulsionada por costumes

Levando a divisão de Weber em consideração, poderíamos constatar que o tipo ideal da minha ação social de estar postando este post neste blog é a Ação social racional com relação aos fins, dado que estou o fazendo racionalmente e a fim de aprender sobre o teórico em questão e passar de semestre na disciplina de sociologia.

Kléber Sato Rodrigues de Castro
Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário