Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O senso comum sobre o comunismo

O Manifesto Comunista foi criado por Marx e Engels com a finalidade de esclarecer quais as verdadeiras finalidades e do comunismo, que na época, assim como nos dias atuais, era muito rejeitado pela sociedade da época.  Ainda na atualidade, para muitas pessoas não existe uma elucidação real a respeito desse modelo político, já que o mesmo enfrenta grande reprovação e temor popular.
A explicação presente no manifesto passa por toda a trajetória da burguesia, desde a sua origem, que se fez por meio de uma série de transformações sociais e econômicas, como a passagem da manufatura para a maquinofatura, além de explanar como o proletariado sustenta toda a burguesia por meio da sua força de trabalho. Assim, não é possível negar que a burguesia apresenta caráter revolucionário, ao conseguir instalar sua ideologia de produção e mercado na sociedade, no entanto, ela conduziu todos os benefícios de seu progresso em razão de si mesma, deixando o proletariado a mercê de suas vontades.
Outro erro de interpretação é a ideia de que o comunismo planeja acabar com o poder do homem de se apropriar dos produtos da sociedade, ele apenas busca privar o burguês de subjugar outras classes por meio dessa apropriação. No entanto, é interesse do comunismo acabar com a propriedade privada na sua forma burguesa, pois a sua existência para a burguesia, depende, impreterivelmente, da sua inexistência para a classe proletária.

Nos tempos atuais, a massa tomou a reponsabilidade de manutenção do capitalismo, pois a ideologia burguesa já se encontra tão presente na sociedade que a classe proletária já tomou essa concepção para si, reproduzindo discursos enaltecendo a meritocracia e outros conceitos provenientes dessa ideologia, minando assim, todo o seu poder revolucionário.

Camilla Bento Lopes Silva 
Direito Noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário