Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O método científico marxista

Karl Marx, um filósofo, sociólogo, jornalista prussiano e Friedrich Engels, teórico revolucionário alemão, foram os autores do materialismo dialético como método científico, usando para a análise crítica da sociedade e assim o entendimento da necessidade e forma como deveria ser realizada uma revolução do proletariado culminando no socialismo.
O materialismo dialético se dá pela oposição entre uma tese e antítese, sintezando uma síntese da problemática. Esta de materialista, pois parte da análise daquilo que é real, situações apresentadas no cotidiano, buscando a causa, podendo ser por exemplo a experiência histórica, contudo não a simples explicação racional. Portanto esta forma de materialismo supera a filosofia tradicional, possibilitando uma interpretação mais complexa da realidade, uma vez que não parte da ideia de que a realidade é uma projeção de uma abstração universal dela, assim entende-se ela como um todo, um processo que tem como resultado uma consequência concreta.
Como método científico, o materialismo é usado na criação de um raciocínio lógico baseado na realidade, fatos observados no cotidiano que se correlacionam. Tem-se como exemplo prático o racismo na atualidade brasileira. Analisado por uma perspectiva empírica, este é parte da realidade, simplesmente pelo fato de ser, como um episodio isolado do todo. Já pela perspectiva marxista o racismo é consequência da escravidão e degradação da condição do negro durante o processo histórico mundial, mas especificamente o brasileiro.

Toda a sociedade pode ser analisada através do método do materialismo dialético. Assim fez Marx e Engles determinado que o eixo principal dela é a produção e acumulo de capital. O papel da burguesia é maximizar este acumulo, através da compra da força de trabalho do proletariado, único bem que o último detêm. Como forma de sua manutenção no poder a burguesia, dona dos meios de produção, usa do aparato estatal, bem como dos meios de comunicação para disseminar sua ideologia e assim mais facilmente submeter a classe operaria, mantendo a coesão social do sistema capitalista. Para o rompimento desta coesão é necessária a conscientização da classe proletária para assim haver uma cooperação eficiente entre ela e a tomada dos meios de produção, e consequente rompimento do sistema.

Júlia Barbosa - 1°ano Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário