Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

O materialismo dialético e a nova sociedade

Engels, na tentativa de sistematizar o materialismo dialético, defendeu que o socialismo era uma teoria profunda baseada num método cientifico, e não simplesmente um voluntarismo.
Ele chama de utopias quaisquer outras propostas que não fossem praticas.

Para Marx e Engels, o socialismo é a teoria da sociedade burguesa e do capitalismo com um manual para de fato colocar em pratica o socialismo. Ou seja, partir do socialismo utópico e não pratico para o pratico, transformando os bens na modernidade em algo comum à todos através da ciência, da racionalidade.

O ser humano se distingue pela razão. Marx questiona se essa racionalidade é ou não livre. Ele conclui, entao, que a razão sozinha não define o ser social, e sim o trabalho pelo fim racional, sempre através da ciência, transforma o espaço. E ai encontra-se o materialismo.

Segundo sua teoria, a base material do homem é o que condiciona sua existência social, e dai surge a luta de classes e o mais-valia: a burguesia (classe dominante) detém toda a riqueza; enquanto o proletariado (dominado) vende sua força de trabalho, sendo que a burguesia lucra na diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma dos gastos totais da produção.

Tudo isso acarretaria no surgimento de uma nova sociedade, porem, sem propriedade privada, classes sociais e meios de produção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário