Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Influência dos fatos sociais

Émile Durkheim, abordando temas sobre as explicações relativas aos fatos sociais, trata de especialidades relacionadas tanto às instituições sociais e quanto aos tipos diversos de práticas presentes em determinados momentos históricos.
Analisar cada dado passado histórico, observando diversos costumes, e compará-lo com o presente, podemos perceber as muitas alterações que a sociedade sofreu. Dessa forma, diversas instituições presenciaram transformações. Muitos dos motivos destas mudanças se devem à adaptação de cada instituição aos costumes. Além disso, transformações no âmbito social, político, econômico... fizeram com que tais instituições se transformasse concomitantemente. É um exemplo clássico disso a visão dos religiosos em relação à inquisição, sendo considerado correto numa sociedade passada e que, hoje, é visível que a opinião sobre esse assunto é totalmente contrária.
De acordo com Durkheim, deve ser de responsabilidade da sociologia os estudos que tratam dos fatos sociais e de que forma eles influenciam nos indivíduos. Cabe ressaltar também que, de acordo com ele, tanto as instituições quanto as práticas sociais surgem de necessidades geradas pelo ordenamento da sociedade, necessitando que hajam implicações internas que condicionem essas mudanças. Todavia, ele afirma também que a sociedade não seria algo oriundo de uma soma de vontades de cada indivíduo, e sim de uma vontade coletiva. Assim, cada fato social se explica com base em outro fato social.
Ele também abrange o que ele define como “ação coercitiva”, a qual seria, simplesmente, os costumes que a sociedade exerce em cada indivíduo, gerando reflexos nas pessoas. Seria, dessa forma, aquilo que pode tanto nos impedir quanto nos permitir a praticar certa ação, exercendo pressão em nossa consciência, dizendo aquilo que pode ou não ser realizado. Ou seja, aquilo que vem do exterior nos faz peneirar nossas ações, sendo esses fatos sociais produtos da vida em sociedade.

Gabriel Ferreira dos Santos - 1 º ano - Direito (noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário